terça-feira, 19 de junho de 2007
Take Back America!
Começou a conferência Take Back America. Podem acompanhar aqui.
O PES enviou uma delegação. O dia-a-dia desta delegação é passível de acompanhamento aqui.
Publicada por Unknown à(s) 09:54 0 comentários
Etiquetas: Delegações, EUA, PES
sábado, 9 de junho de 2007
Notícias da Europa.
* A Deputada Ana Gomes participou no Fórum de Legisladores da GLOBE International "G8+5: Diálogo sobre Alterações Climáticas", que decorreu a 3 e 4 de Junho, em Berlim. Este encontro, que contou com a presença de Tony Blair e vários outros políticos, empresários e ONGs ambientais, teve por objectivo reunir legisladores de todo o mundo para discutir o problema das alterações climáticas e a necessidade urgente de adoptar medidas com vista à protecção ambiental. A agenda incluiu debates sobre os mercados globais de dióxido de carbono, eficiência energética, energias renováveis, desflorestação e as negociações para a revisão do Protocolo de Quioto.
* Joel Hasse Ferreira viu esta semana serem aprovadas as suas propostas sobre a acção comunitária no âmbito da educação pelo desporto para dar continuidade às realizações do Ano Europeu da Educação pelo Desporto (AEED) em 2004. Efectivamente, existe uma necessidade de sensibilização da sociedade europeia para a importância educativa do desporto, para que a juventude seja mais saudável e para que haja maior eficácia na prevenção da delinquência juvenil. Foi neste sentido que o Deputado socialista enriqueceu o debate europeu sobre esta matéria, propondo que as organizações educativas e as organizações desportivas criem e desenvolvam relações de parceria mais estreitas, com objectivos comuns, promovendo a solidariedade entre as vertentes profissionais e amadora, bem como a sensibilização da comunidade educativa para a necessidade de combater os hábitos sedentários na juventude, encorajando a actividade física nas escolas.
* A Deputada Edite Estrela recebeu esta semana, em Bruxelas, representantes do Comité Europeu das Empresas Vitivinícolas (CEEV), com quem debateu a situação do sector e também o abuso de álcool entre os menores de idade. A Deputada teve oportunidade de focar o caso português no quadro actual europeu das profundas transformações dos modelos competitivos e dos mercados a nível mundial. Na qualidade de relatora em nome do Grupo do PSE, Edite Estrela aproveitou a ocasião para abordar o Relatório sobre a "Estratégia Comunitária para apoiar os Estados-Membros na minimização dos efeitos nocivos do álcool". Salientou ainda os pontos-chave das alterações que elaborou ao Relatório: o reconhecimento de diferenças culturais em termos de consumo entre o norte e sul da Europa e a necessidade de criar efectivas medidas de fiscalização no consumo de álcool entre os menores de idade.
* A convite do "think-thank" Confrontations Europe, Mario Monti regressou ao PE para debater os cenários de política económica com os quais a Europa está confrontada, tendo como pano de fundo as hipóteses de solução do impasse constitucional num jantar-debate moderado pela Deputada Elisa Ferreira. Perante uma audiência de cerca de 60 convidados, Mario Monti revisitou a política de concorrência europeia à luz do actual cenário de globalização exacerbada, tendo debatido a necessidade de um regresso da política industrial e a necessária clarificação das políticas europeias em domínios estratégicos como o da energia.
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:44 0 comentários
Notícias da Europa.
O Deputado Emanuel Jardim Fernandes promove esta sexta-feira, no Funchal, uma Audição sobre A Futura Política Marítima da União Europeia Visão da Madeira. A iniciativa, realizada em colaboração com a Universidade da Madeira, tem lugar no âmbito do processo de consulta pública em curso sobre a futura política marítima europeia, lançado em Junho do ano passado pela CE, com base no seu Livro Verde Para uma futura política marítima da União: Uma visão europeia para os oceanos e os mares. A iniciativa conta com a intervenção do Deputado Paulo Casaca subordinada ao tema "As implicações orçamentais e o impacto sobre a conservação e a exploração sustentável dos recursos haliêuticos da futura política marítima da UE". A Delegação do PS no PE elegeu a futura política marítima da UE como uma das suas prioridades. Com esta Audição, Jardim Fernandes procura vir suprir, de certa forma, a falta da organização na Região Autónoma da Madeira, em todo este tempo, de uma iniciativa de vulto, à semelhança dos vários eventos públicos que se têm realizado por toda a Europa, nos diversos Estados-Membros, concretamente nas suas regiões, para debater as questões suscitadas no Livro Verde sobre a futura política marítima da UE. Assim, o objectivo da Audição é o de ouvir sobre o assunto, não só a posição das autoridades nacionais e regionais competentes, como também a opinião das entidades públicas e privadas, das empresas e das associações sócio-profissionais, bem como das organizações da sociedade civil da Região Autónoma, que deverão ser tidas em conta na Comunicação que a CE apresentará com os resultados.
No âmbito das comemorações dos 120 anos do Jornal de Notícias, a Deputada Elisa Ferreira interveio recentemente como oradora na conferência "A Europa e as Regiões", que juntou personalidades da vida política e empresarial portuguesa, membros do Governo e o Presidente da CE. Perspectivando a inserção de Portugal na economia europeia alargada, Elisa Ferreira recordou a forte abertura ao exterior que tradicionalmente caracteriza a região Norte, posicionando-a como a região portuguesa mais permeável às alterações dos fluxos económicos globais actualmente em curso. Por outro lado, mostrou-se oposta ao tradicional argumento do "pequeno país", que perdeu actualidade num contexto em que vários dos países recém-entrados, a par de alguns membros do núcleo tradicional, têm populações e economias de menor dimensão do que a portuguesa. Reiterou que a ausência de um nível regional de governação não só limita a capacidade de reacção regional a essas dinâmicas mundiais como, ao nível europeu, inibe a representatividade da Região nos órgãos comunitários que especificamente foram criados para as auscultar. Num quadro em que novas prioridades políticas da UE podem valorizar algumas das tradicionais vantagens comparativas de Portugal, Elisa Ferreira considerou a próxima Presidência portuguesa da União como uma "janela de oportunidade única". Referiu também que uma participação adequada da região Norte nessa nova dinâmica torna-se vita
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:41 0 comentários
Notícias da Europa.
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:36 0 comentários
Notícias da Europa.
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:34 0 comentários
Notícias da Europa.
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:26 0 comentários
Notícias da Europa.
Publicada por José Reis Santos à(s) 18:20 0 comentários
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Presidência da União Europeia, no dia 1 Julho de 2007
Aproxima-se um momento crucial para a Europa, pois, como é sabido, a União Europeia necessita urgentemente de reformas político-institucionais no sentido de agilizar o respectivo funcionamento - que se tornou dificilmente governável com as últimas adesões (obviamente, bem-vindas).
Como sabem, o Tratado, que está em cima da mesa, visa fundamentalmente reformular a organização e o funcionamento dos órgãos da União Europeia, pelo que urge aprovar aquele a fim de podermos avançar na construção de uma Europa mais Justa, mais Solidária e Economicamente mais forte.
Portugal pode ter, e deve ter, um papel preponderante nesta questão, pois, como sabem, vai assumir a Presidência da União Europeia, no dia 1 Julho de 2007.
Uma das grandes qualidades, reconhecidas internacionalmente, dos Portugueses é a sua capacidade de gerar consensos; ora, é exactamente isso que precisamos, neste momento.
Marco Lacomblez Leitão
As you know, a crucial moment for Europe is approaching. The European Union needs urgent Institutional Politic reforms, in order to make agile its working conditions – which are now hardly governable with the last adhesions (obviously welcome).
The Treaty to be discussed has in view fundamentally the reformulation of the organization and work of the European Union Institutions. Consequently, is urgent to approve it, for the purpose of advancing with the construction of a more just, liable and economically stronger Europe.
Portugal can and must have a preponderant role in this question, because, as you well know, is going to assume the Presidency of the European Union on 1st July 2007.
One of the greatest qualities, internationally recognized, of Portuguese people is its capacity to generate consensus. In fact, this is exactly what we need at the moment.
Marco Lacomblez Leitão
Un moment crucial pour l'Europe approche : comme on le sait, l'Union Européenne a un besoin urgent de réformes politico-institutionnelles qui lui donnent plus d’agilité dans ce fonctionnement devenu extrêmement complexe avec les dernières adhésions (même si elles ont été bienvenues).
Comme vous le savez, le Traité vise, fondamentalement, à reformuler l'organisation des Institutions de l'Union Européenne. Il est donc urgent de l’approuver afin de renforcer les possibilités de la construction d'une Europe plus Juste, plus Solidaire et Économiquement plus forte.
Le Portugal peut avoir un rôle décisif dans le champ couvert par cette question, car, comme vous le savez, il assumera la Présidence de l'Union, à partir du 1er Juillet 2007.
Le peuple portugais est connu, et reconnu, pour sa capacité à gérer les consensus ; or, c'est précisément de cela dont tous les européens ont besoin en ce moment.
Je suis donc convaincu que nous contribuerons à vaincre ce défi.
Publicada por Marco Lacomblez Leitão à(s) 17:31 0 comentários