sábado, 9 de junho de 2007

Notícias da Europa.


* A Deputada Ana Gomes participou no Fórum de Legisladores da GLOBE International "G8+5: Diálogo sobre Alterações Climáticas", que decorreu a 3 e 4 de Junho, em Berlim. Este encontro, que contou com a presença de Tony Blair e vários outros políticos, empresários e ONGs ambientais, teve por objectivo reunir legisladores de todo o mundo para discutir o problema das alterações climáticas e a necessidade urgente de adoptar medidas com vista à protecção ambiental. A agenda incluiu debates sobre os mercados globais de dióxido de carbono, eficiência energética, energias renováveis, desflorestação e as negociações para a revisão do Protocolo de Quioto.
* No âmbito das discussões em sede de Comissão dos Transportes do PE sobre a futura estratégia marítima, o Deputado Emanuel Jardim Fernandes apresentou várias alterações ao Relatório de fundo do eurodeputado Willy Piecyk, visando essencialmente uma necessária valorização da posição privilegiada das Regiões Ultraperiféricas na definição da futura estratégia, devido à sua posição geográfica e histórica ligação com os mares e oceanos, assim como o reforço das medidas existentes na área social e ambiental e futuros incentivos para a investigação e desenvolvimento. Recorde-se ainda que o eurodeputado madeirense Jardim Fernandes foi recentemente nomeado relator para o orçamento, na Comissão das Pescas, onde também a estratégia marítima se encontra em análise.

* Joel Hasse Ferreira viu esta semana serem aprovadas as suas propostas sobre a acção comunitária no âmbito da educação pelo desporto para dar continuidade às realizações do Ano Europeu da Educação pelo Desporto (AEED) em 2004. Efectivamente, existe uma necessidade de sensibilização da sociedade europeia para a importância educativa do desporto, para que a juventude seja mais saudável e para que haja maior eficácia na prevenção da delinquência juvenil. Foi neste sentido que o Deputado socialista enriqueceu o debate europeu sobre esta matéria, propondo que as organizações educativas e as organizações desportivas criem e desenvolvam relações de parceria mais estreitas, com objectivos comuns, promovendo a solidariedade entre as vertentes profissionais e amadora, bem como a sensibilização da comunidade educativa para a necessidade de combater os hábitos sedentários na juventude, encorajando a actividade física nas escolas.

* A Deputada Edite Estrela recebeu esta semana, em Bruxelas, representantes do Comité Europeu das Empresas Vitivinícolas (CEEV), com quem debateu a situação do sector e também o abuso de álcool entre os menores de idade. A Deputada teve oportunidade de focar o caso português no quadro actual europeu das profundas transformações dos modelos competitivos e dos mercados a nível mundial. Na qualidade de relatora em nome do Grupo do PSE, Edite Estrela aproveitou a ocasião para abordar o Relatório sobre a "Estratégia Comunitária para apoiar os Estados-Membros na minimização dos efeitos nocivos do álcool". Salientou ainda os pontos-chave das alterações que elaborou ao Relatório: o reconhecimento de diferenças culturais em termos de consumo entre o norte e sul da Europa e a necessidade de criar efectivas medidas de fiscalização no consumo de álcool entre os menores de idade.

* A convite do "think-thank" Confrontations Europe, Mario Monti regressou ao PE para debater os cenários de política económica com os quais a Europa está confrontada, tendo como pano de fundo as hipóteses de solução do impasse constitucional num jantar-debate moderado pela Deputada Elisa Ferreira. Perante uma audiência de cerca de 60 convidados, Mario Monti revisitou a política de concorrência europeia à luz do actual cenário de globalização exacerbada, tendo debatido a necessidade de um regresso da política industrial e a necessária clarificação das políticas europeias em domínios estratégicos como o da energia.

Sem comentários: