domingo, 9 de dezembro de 2007

'Cimeira UE-África: Sócrates diz que foram cumpridos "todos os grandes objectivos" '

'O primeiro-ministro português José Sócrates declarou, no discurso de encerramento da Cimeira União Europeia-África, que durante os dois dias da iniciativa foram cumpridos "todos os grandes objectivos". No entanto, lembrou que a História fica agora com uma página em branco para escrever.
"Cumprimos todos os grandes objectivos a que nos tínhamos proposto", declarou Sócrates, lembrando a adopção de uma estratégia conjunta, um plano de acção e um mecanismo de monitorização para o acompanhar. Os líderes africanos e europeus assumiram ainda uma agenda para responder a desafios como a paz, os direitos humanos, a imigração e as alterações climáticas.
Para Sócrates, esta cimeira - nas suas palavras um "acontecimento verdadeiramente extraordinário" - foi "capaz de conquistar um lugar na História" e um momento em que "nos encontrámos olhos nos olhos, entre iguais, com um espírito novo".
"A ideia mais repetida, mais partilhada foi a de que esta cimeira representa um virar de página na história". No entanto, acrescentou, "a nova página ainda está por escrever. Esta é a nossa maior responsabilidade".
O primeiro-ministro disse também que a cimeira "soube dar voz a quem precisa dela" e citou os direitos humanos, os refugiados, imigrantes e as "legítimas aspirações ao desenvolvimento dos países africanos" e a uma "globalização mais justa".
Esta voz "fica para o futuro na Declaração de Lisboa", que "resume a nossa vontade, a nossa visão e o nosso compromisso com o futuro".'
Publicado no Jornal Público, no dia 09/12/07

Sem comentários: