quinta-feira, 18 de outubro de 2007

UE: Começou a cimeira informal de Lisboa

Começou esta tarde, em Lisboa, a cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, a fim de aprovar o tratado institucional que irá substituir a fracassa constituição europeia. O sucesso da presidência portuguesa dependerá, em boa medida, da concretização deste objectivo.

A reunião começou cerca das 18h30, depois do primeiro-ministro, José Sócrates, presidente em exercício do Conselho Europeu, ter recebido à porta do Pavilhão Atlântico as delegações dos 27 Estados-membros e restantes representantes europeus.Os líderes dos 27 vão começar a discussão do texto do novo tratado no jantar de trabalho desta noite, admitindo-se que as negociações poderão prosseguir noite dentro, ou mesmo durante a manhã de amanhã.
Os principais entraves à aprovação do documento – a “prioridade das prioridades” da presidência portuguesa – prendiam-se, à entrada para a cimeira, com as exigências da Polónia, que pretende garantias de que poderá bloquear deliberações que lhe desagradem, e com as reticências de Itália, descontente com a futura repartição de mandatos no Parlamento Europeu.
Apesar de reconhecer que “ainda há problemas” por resolver, José Sócrates afirmou ao início da tarde que os 27 estão "muito, muito perto" de ter um novo tratado europeu e que ele se chamará "Tratado de Lisboa".
Publicado no Jornal Público, no dia 18/10/07

Sem comentários: