segunda-feira, 15 de outubro de 2007

'Tratado: Portugal convida os europeus a mostrar “vontade política”'

'A presidência portuguesa da União Europeia apelou hoje, no Luxemburgo, a todos os países membros a mostrar “a vontade política” necessária para ultrapassar os últimos obstáculos à adopção do Tratado que vai substituir a Constituição Europeia.

“Ainda existem problemas e obstáculos mas acredito que a vontade política vai vencê-los”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, à sua chegada ao Conselho de Assuntos Gerais e Relações Externas, reunião com os seus homólogos europeus, no Luxemburgo.
“Espero que os meus colegas tenham uma atitude positiva que permita chegar a uma boa solução”, acrescentou.O Tratado, de 256 páginas, deverá ser adoptado na cimeira de Lisboa de quinta e sexta-feira e acredita-se que porá fim a dois anos de uma crise institucional criada pelo “não” francês e holandês à Constituição Europeia, na Primavera de 2005.
O documento evita qualquer referência à palavra Constituição e a tudo o que possa dar à União Europeia as características de um super-Estado.
Esta manhã, os ministros dos Negócios Estrangeiros estão reunidos no âmbito da Conferência Intergovernamental para discutirem o projecto do Tratado Reformador.'
Publicado no Jornal Público, no dia 15 de Outubro de 2007

Sem comentários: