terça-feira, 30 de outubro de 2007

"José Sócrates confiante num acordo mundial contra alterações climáticas "


'O primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se hoje confiante na perspectiva de haver um acordo mundial contra as alterações climáticas pós-2012, alegando que este combate abriu também oportunidades de negócio ao nível dos objectivos de eficiência energética.
A posição de José Sócrates foi assumida na conferência "O desafio global da energia e das alterações climáticas: o contributo da União Europeia para um futuro sustentável depois de 2012".Falando de improviso, após uma intervenção do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, José Sócrates considerou que a União Europeia e os defensores da necessidade de combater as alterações climáticas "ganharam o debate mundial".
Segundo o primeiro-ministro, a ciência provou que as alterações climáticas existem são produto do homem e, por outro lado, a opinião pública colocou este tema no centro da agenda política. "Agora, a novidade é o envolvimento do mercado e das empresas no debate das alterações climáticas. As alterações climáticas são também uma "oportunidade de negócio em termos de síntese entre eficiência energética e inovação", sustentou.José Sócrates mostrou-se optimista em relação à possibilidade de um acordo global contra as alterações climáticas pós-2012.
No entanto, segundo o chefe de Governo, "qualquer resposta credível exige que haja metas imperativas e ambiciosas na redução das emissões de gases com efeito de estufa por parte das principais economias mundiais".Sócrates sustentou ainda que o futuro acordo pós-2012 deve ser feito "ao nível das Nações Unidas". "Queremos um calendário razoável para as negociações, tendo em vista um acordo em 2009, em Copenhaga", apontou.'
Publicado no Jornal Público, no dia 30/10/97

Sem comentários: