sexta-feira, 25 de maio de 2007

Manuel dos Santos em Viseu

"O projecto europeu é a realização mais notável dos cidadãos europeus nos últimos cem anos", afirmou o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Manuel dos Santos, perante algumas centenas de jovens, num colóquio organizado em Viseu.
Aproveitando a oportunidade para fazer um balanço e uma descrição sintética da história europeia nos últimos 50 anos, o Vice-Presidente do PE salientou a importância de fixar datas celebrativas do processo europeu pois isso contribui para dar "força e visibilidade ao projecto".
O colóquio organizado pelo Instituto Português da Juventude, reflectiu especificamente sobre o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades, o que permitiu a Manuel dos Santos informar o auditório sobre os trabalhos do PE sobre esta temática patente nos diversos Relatórios aprovados ao longo dos últimos anos pelos Deputados.
O Vice-Presidente respondeu às múltiplas questões que lhe foram colocadas pelos jovens presentes salientando que "o processo europeu não é apenas um processo de soma mas é sobretudo um processo de integração".
O Parlamento definiu como prioridades para a segunda metade do actual mandato, a dinamização da política de comunicação, a melhoria da qualidade legislativa e a afirmação parlamentar da UE noutras zonas do mundo. Ao descrever estes compromissos, Manuel dos Santos esclareceu o auditório em relação à maioria das dúvidas colocadas desfazendo equívocos, preenchendo lacunas e contrariando desconhecimentos.
Afirmando-se "federalista e grande apaixonado das questões europeias", Manuel dos Santos fez um apelo aos jovens para que participem no debate de ideias sobre a Europa e defendam os valores estruturantes do projecto europeu: paz, desenvolvimento e coesão social e respeito pelos direitos do homem e da cidadania.

Sem comentários: