terça-feira, 6 de novembro de 2007

"Conferência de Annapolis passa por discussão em Lisboa"

'A preparação da conferência de Annapolis, nos Estados Unidos, para relançar o processo de paz no Médio Oriente foi o tema central dos encontros ontem em Lisboa da troika da União Europeia com os chefes da diplomacia de Israel, Tzipi Livni, da Autoridade Palestiniana, Riad Malki, e do Grupo Árabe.Os encontros decorreram no âmbito da 9.ª Conferência Interministerial Euromediterrânica, que reúne os 27 chefes da diplomacia europeus com os seus homólogos dos países ribeirinhos do Sul.

A presidência portuguesa está empenhada em criar "o melhor clima possível" para a conferência, decidida na reunião de Julho, em Lisboa, do Quarteto internacional para o Médio Oriente (UE, EUA, Rússia e ONU).

Embora reconhecendo que "as coisas estão agora fundamentalmente nas mãos" da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, a diplomacia portuguesa quer aproveitar o formato "único" da Parceria Euromediterrânica, que reúne à volta da mesa israelitas, palestinianos e árabes, para ajudar a "afinar" alguns aspectos com vista à conferência de Annapolis, agendada para finais de Novembro.

A Europa está ainda empenhada em preparar uma conferência de doadores em Dezembro, para mobilizar apoios para o Governo do presidente palestiniano Mahmoud Abbas. Prevista para o jantar oficial de ontem estava uma intervenção do chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, sobre a iniciativa de Paris para uma União Mediterrânica.
A maioria dos parceiros europeus ainda vê a ideia com reservas, considerando-a potencialmente "concorrente" da actual Parceria Euromediterrânica, lançada há 12 anos em Barcelona.
Ontem, a comissária responsável pela Política de Vizinhança europeia, Benita Ferrero-Waldner, disse que a iniciativa francesa "será bem vinda" desde que "represente uma mais-valia" em relação ao Processo de Barcelona. '
Publicado no Jornal Público no dia 06/11/07

Sem comentários: