quinta-feira, 10 de maio de 2007

Apresentação.

Meus Senhores e Minhas Senhoras:
Car@s Camarad@s,

Faz pouco mais de uma semana que comemorámos 50 anos da assinatura do tratado de Roma. Com a pompa e circunstância devida, celebrou-se o caminho percorrido e apontaram-se novas metas. Na altura, lembramos, a Europa recuperava a custo das feridas profundas de uma guerra fratricida.

Há 50 anos, o grupo de estadistas reunidos em Roma procurava construir uma Paz europeia que durasse pelo menos uma geração. Há 50 anos apostou-se que a Europa podia existir, pelo menos, como entidade supranacional de incentivo económico, gestão de conflitos e, quem sabe, algo mais.

Hoje, passadas, não uma mas duas gerações, superámos esses objectivos iniciais. A Europa é bem mais do que uma organização económica e de manutenção da Paz. A Ideia passou de Ideal a Real.

O Partido Socialista soube sempre estar em sintonia com esta construção. Produto da visão decisiva de Mário Soares, já a ASP (Acção Socialista Portuguesa) era membro observador da Internacional Socialista, inscrevendo-se na linha das democracias ocidentais sociais-democratas (no sentido europeu do termo).

Após o 25 de Abril, e já como Partido Socialista, concorre às primeiras eleições legislativas portuguesas, em 1976, com o slogan «A Europa Connosco». Como corolário da vitória nessas eleições o PS entrega o pedido formal de adesão às comunidades europeias. Em 1985, e ainda com Mário Soares na liderança, é o Partido Socialista que assina o tratado de adesão à CEE. Por fim, na adesão ao Euro, é também um socialista que assume o leme português, António Guterres.

Hoje, ao apresentarmos o PES Activists Portugal / Activistas do PSE - Portugal, procuramos prosseguir este caminho, respeitando o passado comum. Nele ambicionamos a Paz e a Prosperidade, mas também uma identidade europeia consubstanciada num projecto político de coesão social, construída para e pelos cidadãos e cidadãs, de forma activa e participada.

Os PES Activists surgem num momento em que a globalização e as novas tecnologias influenciam as formas de fazer política. Se em todos os países da UE, os partidos políticos se encontram organizados em três níveis: o Local, o Regional e o Nacional, ser Activista do PES / PSE representa assumir um relacionamento activo a um quarto nível, o nível europeu, o da democracia europeia.

Assumimos a importância das novas tecnologias porque elas abrem portas ao diálogo e reduzem as distâncias, criando novas proximidades. São já muitos os militantes dos partidos socialistas dos Estados Membros que informalmente vão trocando as suas ideias, via site do PES, ou via blogues. Hoje a trocas de ideias e o debate político sobre o futuro da Europa é, sobretudo, multicomunicacional.

Isso não significa, no entanto, que abdicamos do debate de ideias in loco. Muito pelo contrário. Por isso vos convidámos para estarem aqui, connosco, e contribuírem para o debate. Ainda acreditamos que a política se faz para as pessoas,.

A iniciativa PES Activists é uma forma, entre outras, que o PES encontrou de incentivar o diálogo sobre políticas europeias entre os mais de 2 milhões de militantes socialistas por toda a Europa.

Em Portugal queremos fazer parte deste decisivo desafio geracional.

Pretendemos ser complementares às estruturas partidárias existentes, trazendo mais valências e mais áreas de actuação. Pretendemos ser, não só veículo de informação privilegiado, mas também portadores de novas ideias, novos debates, novas políticas. Acreditamos que a relação com a Europa deve ser bivalente, funcionado de forma devidamente articulada e oleada entre as cúpulas e as bases.
Queremos fazer parte das bases desta relação, ligando-nos a uma rede europeia de outros activistas, dotando o Partido Socialista Europeu e o Partido Socialista de uma estrutura de militantes que procure desenvolver novas formas de envolvimento nas questões europeias transportando-as para os quotidianos partidários e dando, ao mesmo tempo, visibilidade às políticas locais inserindo-as no contexto europeu.

Acreditamos que ser socialista europeu hoje é ser pró-activo, é querer intervir na História, como fizemos há 50 anos; é ter a veleidade e a vontade de contribuir para a construção de uma Europa socialmente mais justa e politicamente avançada; é querer contribuir decididamente para os próximos 50 anos de vida da União Europeia.

Hoje, procurando envolver militantes e simpatizantes do PS numa cultura política aberta, participativa e responsável, lançamos a iniciativa Activistas do PSE – Portugal porque queremos dizer, como há 20 anos, que fazemos parte do projecto europeu, que fazemos parte da Europa.

Há 50 anos os nossos pais fundadores pediram-nos uma geração de Paz. Já lhes demos duas de bem-estar económico e de desenvolvimento. Que a terceira geração europeia, a nossa geração, saiba, integrando a diversidade e promovendo a igualdade, construir uma Nova Europa Social

É este o nosso sonho, é esta a realidade que queremos construir para o futuro da Europa, dos europeus e do Mundo.

É para esse objectivo que hoje nos apresentamos.

Obrigado.

José Reis Santos

PES Activists Portugal / Activistas do PSE - Portugal

Sem comentários: