sexta-feira, 3 de agosto de 2007

"Polónia quer clarificação técnica do tratado" - Marco Lacomblez Leitão

"A ministra polaca dos Negócios Estrangeiros, Anna Fotyga, esteve ontem em Lisboa com o seu homólogo português, Luís Amado, com a questão do tratado constitucional da UE em cima da mesa. Fotyga e Amado repetiram que todos estão de acordo no essencial e que no plano técnico é que se procurará concertar divergências.
A Polónia tem colocado objecções às propostas alterações do sistema de decisão dentro da UE, que passará, no projecto do novo tratado, a ser por maioria e não por unanimidade. Em resposta a uma pergunta sobre o sistema de decisão, Luís Amado afirmou que a presidência portuguesa da UE vai respeitar o mandato que recebeu e os seus "termos estritos", admitindo "do ponto de vista técnico tentar um espaço de compromisso" com alguma pretensão de Varsóvia. Também Fotyga se mostrou confiante: "Chegaremos a uma solução aceitável", anteviu, declarando mais uma vez que a Polónia "aceita os termos do mandato", mas que "há alguns aspectos técnicos que queremos clarificar".
"Agora, é tempo de deixar os legisladores trabalhar", afirmou, por seu lado, a ministra polaca. "Depois a discussão será feita politicamente", na reunião informal dos 27 ministros dos Negócios Estrangeiros, que tem lugar no início de Setembro em Viana do Castelo, e que antecede a Conferência Intergovernamental (CIG) de Outubro.
A Polónia protagonizou a maior oposição ao novo sistema de votação em Junho, nas negociações sobre o projecto de tratado, que substituirá a Constituição caída em desgraça após a rejeição em referendo em França e na Holanda.
Entretanto, a Polónia atravessa um momento de turbulência política com o espectro de eleições antecipadas. Vários líderes políticos polacos afirmaram já que, devido às discordâncias dentro da coligação, será improvável que as eleições possam decorrer na data prevista, em 2009. Ontem, Anna Fotyga e Luís Amado assinaram ainda um acordo sobre informação classificada.!
Publicado no Jornal Público, em 3 de Agosto de 2007